Nossa História

UM POUCO SOBRE A NOSSA HISTÓRIA

História da fundação do CERVIN

Há 35 anos, alguns jovens de Rolândia procuraram o Pastor Manfred Gumbel, pedindo ajuda devido o uso de drogas. Diante desta situação e necessidade ele tentou ajudá-los, mas logo percebeu que ajuda esporádica não surtia os efeitos desejados. Era preciso um lugar específico para o acompanhamento e evitar recaídas. Ele não tinha espaço, acomodações, equipe e dinheiro. Mesmo assim, esta necessidade levou-o a dar início a um trabalho com dependentes químicos., crendo que Deus abriria as portas para realização deste serviço tão importante. Esta convicção foi e tem sido a mola que impulsionou o trabalho do CERVIN todos estes anos. 

Diante deste desafio, o Pr. Gumbel conseguiu o prédio do Mini-Mercado na Vila Oliveira, cedido pela Prefeitura de Rolândia 

Passado alguns anos, nasceu a necessidade de ampliar o espaço físico, e as opções de atividades, para isto surgia à ideia de adquirir um sítio. Nesta época o Cervin recebeu a visita de um missionário alemão, que informou sobre uma organização na Alemanha que ajudava instituições sociais. Esta organização financiou a compra do sítio.

No sítio adquirido tinha somente uma pequena casa de madeira, que era insuficiente para atender as necessidades da entidade. Começava então o novo desafio para adquirirem recursos para construir uma estrutura física adequada, para abrigar um programa e um número maior de pessoas. Foi em 1990, quando Pr Gumbel passou um ano a serviço na Alemanha, e através de uma visita não planejada a uma organização, encontrou um representante da igreja estatal, que lhe proporcionou condições para conseguirem verba para construir um prédio de 1 800 m² que abriga o programa masculino.

 Onde antes só tinha um tronco morto, está hoje um prédio cheio de vida, que proporciona a todos que querem, uma nova vida.

 Mas que valor teria toda esta estrutura física se não for ocupada por vidas humanas? Esta foi a principal preocupação – de trazer estas vidas ao tratamento e mantê-las para que houvesse possibilidade de uma recuperação real e duradoura. Diante disto, a equipe foi ampliada e profissionais foram gradativamente contratados e os funcionários capacitados cada qual em sua área. O CERVIN procurou desde o início investir neste aperfeiçoamento, sabendo que a dependência química é complexa, pois compromete o ser humano em todas as suas dimensões:  física, emocional, espiritual e social. 

No ano de 2004 mais um sonho foi concretizado: a unidade feminina.

A procura de ajuda para mulheres era frequente, eram poucas as ofertas de atendimento feminino na região. Através de campanhas adquiriu-se recursos para comprar uma chácara, no município de Cambé. As construções existentes foram adaptadas, para iniciar o atendimento. Em 2010 foi inaugurado uma nova ala, com dormitórios, cozinha, refeitório, almoxarifado, salas de atendimento,  devidamente construída para atender as necessidades do programa.

Os desafios continuam. As despesas dos programas, com alimentação, material de limpeza, medicamento, folha de pagamento, manter a estrutura física, com constantes reparos; a renovação da equipe e capacitação constante exige recursos. A dependência química atende um público, por muitos, marginalizado. Este público à margem da sociedade, não facilita na captação de recursos para a manutenção desta obra. Mas reconhecemos que Deus tem sustentado este trabalho, durante todos estes anos.

O CERVIN já atendeu mais de 5000 pessoas no decorrer destes anos. Para entender o que significa este trabalho é necessário conviver com um dependente químico, e ver como estas substâncias traz sofrimento. As famílias se desorganizam, os relacionamentos se rompem, a saúde é afetada, entre outros. Muitos caem nesta armadilha da dependência química.